Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Monitorando Servidores

Durante o tempo em que trabalhei em algumas outras empresas de hospedagem (seja como contratado efetivo ou consultor) sempre em deparei com uma falha gritante em praticamente todas elas, a falta de um sistema funcional de monitoramento de seus domínios e servidores.

O monitoramento consiste basicamente de scanear as portas do servidor em determinados intervalos de tempo, disparando um aviso via email e/ou SMS para o administrador/responsável pelo(s) servidor(es) para que tome as medidas necessárias para reparar possíveis problemas, de preferência ANTES que seus clientes sequer percebam.

Problemas com hospedagem de sites são comuns, sejamos sinceros e claros, por mais cuidadosos e responsáveis os administradores de servidores de hospedagem sempre terão problemas pontuais que podem extressar (e com razão) certos usuários.

O pulo do gato esta em resolver um problema rapidamente, e PRINCIPALMENTE evitar que o mesmo volte a ocorrer. Mas sobre como manter o cliente fiel já é outra história - ou outro post.

Nestes tópicos sobre MONITORAMENTO vamos discutir os diversos modos de monitorar seus servidores (ou mesmo domínios) de forma AUTOMATIZADA - testando diversas empresas de monitoramento EXTERNO existentes no mercado.

Mas neste post específico disponibilizamos um sisteminha em PHP bem simples desenvolvido pelo Josimar Jaime Finamore (http://artigos.tekever.eu/ver/?208) simples e realmente inteligente e interessante. Você pode instalar o mesmo em um domínio/conta em seu servidor e configura-lo para monitorar seus clientes remotamente.

Mas lembre-se que esta não é a solução profissional realmente - afinal se o domínio que voce esta usando para instalar este sistema cair, como ele irá monitorar os demais domínios de seus clientes ?

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá..

estava vendo o sistema e o unico problema com o script que ele utiliza os comandos do linux, ou seja tem que estar liberada as função shell_exec.


aconselho a utilizar o fsockopen para a porta que deseja monitorar:

if(!@fsockopen("$url", 80, $errno, $errstr, 30))

estou usando o fsockopen para um sistema que monitora as portas, ve spam, entre outras coisas, www.updowntime.com.

Alexandre Duran disse...

É verdade, o fsockopen pode ser usado - muitos servidores (e com razão) bloqueiam o shell_exec no php.ini.